Moda/Beleza/NUTRIÇÃO/Saúde Infantil Porque NÃO devemos obrigar as crianças a comer By Revista Spot | Outubro 1, 2019 Abril 20, 2020 Share Tweet Share Pin Email É uma preocupação de todos os pais que as crianças comam quantidades suficientes e de forma saudável, sendo comuns nos consultórios de pediatria queixas de que a criança come pouco, que recusa comer vegetais/fruta, que tem falta de apetite, se não deveria tomar “vitaminas”,etc. No entanto estamos numa sociedade onde predomina o excesso de peso (preocupante, com riscos acrescidos para a saúde) e onde não há falta de alimentos. Então porque se preocupam os pais? Ainda persiste a ideia de que a criança saudável é gordinha tendo a maioria dos adultos expectativas pouco adequadas relativas às quantidades que a criança deve comer. Ora: Assim como os adultos, todas as crianças são diferentes, com diferente genética e diferente metabolismo pelo que necessitam de quantidades diferentes de comida. Também como os adultos, todos os dias e todas as refeições são diferentes (as quantidades ingeridas dependem do apetite nessa hora, do menu, stress, sono, etc.) Porque haveria de ser diferente com as crianças? Imagine que o obrigavam, por ter a mesma idade e género que um colega de trabalho, por exemplo, a comer em todas as refeições o mesmo que ele! Além disso todos nós temos no nosso cérebro, centros de regulação (regulam a fome, sede, etc.) e devemos ensinar a criança a respeitá-lo desde bebé. Ao insistir estamos a ensinar a ignorar o centro da saciedade (mais tarde comerá mais do que deve) ou a refeição torna-se um momento de ansiedade tal que muitas vezes temos depois crianças que detestam comer. Então como fazer para a criança ser saudável e não obrigar a comer? Respeitar, desde o início as quantidades que come. Oferecer comida saudável e não substituir por outros alimentos quando os pais acham que comeu pouco. Não oferecer snacks constantemente: algumas crianças chegam à refeição sem apetite porque passam o dia a petiscar. Ofereça refeições saudáveis em intervalos regulares de 3-4h , isso fará com que a criança chegue à mesa com fome. Envolver as crianças mais velhas na elaboração de refeições saudáveis, consciencializando para estilos de vida saudáveis. Dar o exemplo, partilhando refeições saudáveis em família, evitando alimentos “maus ” no dia -a -dia. Dermatite atópica Cirurgia híbrida minimamente invasiva na Doença Venosa Crónica
Diversão / FORMAÇÃO “O Motus Dance Project ensina-nos que a dança não tem limites” O movimento torna-se uma ponte para mundos desconhecidos e cada passo é uma nova descoberta. No Motus Dance Project coreógrafos…
Diversão / FORMAÇÃO “O Popcorn Carousel foi um passaporte para os muitos lugares onde a dança nos pode levar” Uma viagem à lua? Um passeio pela selva? Uma aventura no desconhecido? Popcorn Carousel abre as suas cortinas para um…
Bebés / Pré - Natal / Saúde Infantil “A maternidade é muito mais sobre sentir do que saber” Quem a segue, sabe que ela é muito mais do que uma médica apaixonada por saúde materno-infantil. Mãe de dois…