Moda/Beleza/SAÚDE Onicomicoses By Revista Spot | Outubro 2, 2019 Abril 20, 2020 Share Tweet Share Pin Email As micoses superficiais, são infeções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Os fungos estão em toda parte podendo ser encontrados no solo e em animais. Até mesmo na nossa pele existem fungos que convivem “pacificamente” connosco, sem causar doença. A queratina, substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos, é o “alimento” para estes fungos. Apesar de poderem estar presentes na superfície cutânea, os fungos só penetram na pele/unhas e causam micose se existirem as condições ideais para a sua manifestação e crescimento: Calor; Humidade; Comprometimento da imunidade. Os sintomas da micose dependem muito da sua extensão, mas na maioria dos casos são: A nível da pele: Comichão; Vermelhidão; Descamação; Irritação. A nível das unhas: Manchas brancas; Manchas amareladas, laranjas ou verdes; Estrias ou quebradiças; Presença de pó ou “farelo” por debaixo da própria unha. As micoses podem ser facilmente tratadas com cremes antifúngicos, comprimidos, sprays, pós, vernizes e champôs. A dificuldade no tratamento reside no facto da infeção reaparecer. Outro fator que dificulta o tratamento é a infeção não ser tratada precocemente. A automedicação pode ser um contratempo. Utilizar o princípio ativo errado pode exacerbar o problema, e a utilização continuada de um antifúngico pode levar a uma habituação e gerar resistência dos fungos ao medicamento. Para reduzir o risco de recidiva, o tratamento deve ser feito sempre até ao final, mesmo que ao fim de alguns dias de tratamento já se observem as melhoras. Prevenção Procurar utilizar calçado aberto para favorecer a ventilação dos pés; Evitar andar descalço e utilizar sempre chinelos quando se utiliza um balneário ou casa de banho públicos; Não utilizar pós e cremes antifúngicos por conta própria, procure um profissional de saúde para melhor o orientar Não dividir toalhas, alicates, tesouras, limas, lixas, pedra-pomes, vernizes, etc., com outras pessoas; Observar as unhas e o meio dos dedos, com frequência. Se notar alguma anomalia deve recorrer de imediato a um profissional de Saúde especializado. Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) Sexualidade depois dos 65: realidade ou miragem?
Moda/Beleza Localizada na Praça Paulo Vidal a Depilconcept Lamaçães oferece serviços de depilação permanente de alta qualidade. Vencedores do prémio 5…
EMPRESAS & EMPRESÁRIOS / Moda/Beleza “A Janes é, sobretudo, uma experiência” A Janes vive para lá de todos os fashion statements. É um somatório de viagens onde moda, arquitetura e arte…
Moda/Beleza “A abertura de cada nova loja é uma oportunidade para inovarmos e nos reinventarmos” Enquanto o sol se põe do outro do mundo, é provável que a Forte Store já tenha aberto mais uma…