FORMAÇÃO Centro Escolar do Fujacal: Os valores humanos das gerações do futuro By Revista Spot | Maio 4, 2022 Maio 5, 2022 Share Tweet Share Pin Email Dizem que uma parte de nós há-de residir sempre na infância. Visitar o Centro Escolar do Fujacal, do Agrupamento de Escolas André Soares, é perceber que as vivências que se desenham com duas mãos curiosas por entre a horta ‘mãe da terra’ e o pequeno paraíso de árvores, esconderijo secreto de brincadeiras, serão um dia as memórias-âncora dos pequenos seres humanos que ali constroem os seus valores… Crescer, brincar e aprender a ser humano A manhã de sol ilumina o bonito manto verde do jardim. Nas salas, o burburinho das vozes vai revelando o entusiasmo perante mais um dia repleto de atividades. O Centro Escolar do Fujacal, pertencente ao Agrupamento de Escolas André Soares, procura cultivar uma consciência humanística transversal à sua abordagem educativa. Um trabalho que começa no Jardim de Infância, com a missão de formar futuros cidadãos conscientes e culturalmente abertos a valores como a solidariedade, a inclusão, a cidadania e a consciência ambiental. “A naturalidade com que a recente integração de crianças ucranianas aconteceu aqui no Centro Escolar é um dos melhores exemplos disso. As nossas crianças adquirem uma importante visão abrangente do mundo centrada no humanismo, no respeito pela diversidade, na liberdade de expressão e na criatividade.”, revela Alexandrina Oliveira, uma das docentes do Centro Escolar do Fujacal, carinhosamente conhecida por todos como ‘educadora Tucha’. Uma abordagem educativa inovadora Numa perfeita articulação entre Jardim de Infância e 1º Ciclo, como se de uma grande família se tratasse, as crianças vão criando elos de ligação que se perpetuam entre diferentes gerações. “Hoje temos imensos pais e encarregados de educação que já foram alunos cá.”, refere Paula Nogueira, Coordenadora do Centro Escolar. “O Centro Escolar do Fujacal procura cultivar uma consciência humanística transversal a todo o seu projeto educativo. “ Ao longo do ano as atividades multiplicam-se em experiências enriquecedoras. “Recordo-me do projeto ‘O Mostrengo’, em colaboração com o Museu D. Diogo de Sousa, no qual explorámos a obra de Fernando Pessoa através da leitura e de uma atividade plástica, entre outras atividades que vamos desenvolvendo com instituições de Braga, como o ‘Encontro de Gerações’, que consiste no acolhimento de seniores de Lares e Centros de Dia da região, ou ainda projetos europeus, como o projeto Comenius e o projeto Erasmus, a promoverem um importante intercâmbio entre o Centro Escolar do Fujacal e um sem número de instituições estrangeiras.”, refere a Coordenadora. A importante ligação à Associação de Pais e Encarregados de Educação A relação de proximidade com a Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) do Centro Escolar do Fujacal é, sem dúvida, outra das grandes marcas desta instituição. “Sentimos que trabalhamos todos em prol de um mesmo objetivo. Enquanto mãe e ex-presidente da APEE aquilo que mais me marcou foi a relação interpessoal humana que esta escola promove.”, recorda Carla Silva. Uma opinião partilhada pelo encarregado de educação Pedro Câmara. “Tive dois filhos no Centro Escolar do Fujacal, um deles tinha estado antes numa instituição privada. Sendo eu também docente, percebi de imediato a qualidade deste projeto educativo e dos seus profissionais. As atividades de férias na praia e no rio proporcionam momentos inesquecíveis que ainda hoje os meus filhos recordam. Mas aquilo que mais nos marca enquanto pais e encarregados de educação é o carinho e humanismo que percorre estas paredes e que um dia se tornará na melhor memória da infância destas crianças.” Morada: Centro Escolar do Fujacal, Rua do Fujacal, 4705-097 Braga Contacto: 253 267 399 | 917 033 794 Facebook: APEE Centro Escolar do Fujacal Site: apeef.org Studio 387: A beleza que nasce na natureza Mutual Clinic Braga: Um novo conceito de saúde em Braga
FORMAÇÃO / Psicologia Uma resposta transversal ao impacto da pandemia no percurso académico e de vida dos estudantes O acompanhamento online não é, de todo, novidade para o Ginásio da Educação Da Vinci Braga, que se adaptou de…
CRIANÇAS / Psicologia No regresso às aulas presenciais as crianças precisam de sentir-se livres e seguras A retoma das aulas presenciais depois da pausa imposta pelo governo para tentar mitigar os efeitos da pandemia nunca foi…
FORMAÇÃO Crescer +: Aprendizagem e emoções em contexto de pandemia Conhecer e regular as próprias emoções é importante em qualquer fase da vida, mas, neste período em concreto, as competências…