FORMAÇÃO Colégio Alfacoop aposta em projeto inovador de Educação 5.0 no ano letivo 21/22 By Revista Spot | Novembro 3, 2021 Novembro 3, 2021 Share Tweet Share Pin Email São 15h00 e os alunos do 4º ano de uma turma de 1º ciclo do Colégio Alfacoop fazem um treino de leitura, de tablet na mão e auscultadores nos ouvidos, escutando a sua própria voz. A aula decorre no exterior, com o apoio da professora que vai monitorizando o processo. Podia ser uma viagem ao futuro, mas na verdade estamos no arranque do ano letivo 21/22 para assistir a uma iniciativa pioneira deste conhecido colégio de Braga: a implementação de um projeto inovador de Educação 5.0 aplicado ao 1º ciclo de ensino … As bases na essência do projeto Imagine uma visita virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa para observar uma determinada espécie, ou uma pesquisa avançada com recursos de Realidade Aumentada que permite, por exemplo, aos alunos estudarem o corpo humano e, em simultâneo, terem elementos virtuais onde estão a manipular objetos em 3D, ou em Realidade Virtual. Na verdade, estes são alguns dos muitos exemplos que a recente aposta do Colégio Alfacoop vem possibilitar. A partir de agora os alunos do 1º Ciclo desta instituição de ensino passam a estar munidos de um tablet que servirá como ferramenta de apoio e acesso a grande parte dos conteúdos curriculares. Um investimento que Sérgio Lino, Presidente do Conselho de Administração da Alfacoop e Carla Estêvão, Diretora Pedagógica consideram essencial, de forma a acompanhar aquilo que são as tendências educativas do futuro. Segundo os mesmos, é fundamental que o aluno adquira, ao longo do seu percurso, competências, que o ajudem a enfrentar o mundo digital, tornando-o uma pessoa adaptável às mudanças (quer tecnológicas, quer sociais), com capacidades de autoconstruir-se positivamente face às adversidades. De salientar que, a missão do Colégio é dotar os alunos das ferramentas necessárias que os tornem resilientes, criativos e com espírito de entreajuda; princípios estes fundamentais de uma escola que se quer atual e voltada para o futuro, ou seja, uma “Escola 5.0.” O Colégio Alfacoop sabe que um colégio do século XXI é alicerçado na ideia de “Educação 5.0”. Os conhecimentos digitais, matemáticos e lógicos, o empreendedorismo, a aprendizagem colaborativa e o protagonismo do aluno são importantes; mas, neste momento, mais relevantes ainda são as competências socioemocionais do aluno. Estas devem ser igualmente trabalhadas conjuntamente com as restantes competências já mencionadas. Toda a aprendizagem do aluno tem agora como foco a colaboração entre colegas, comunidade educativa e sociedade em geral. O objetivo do aluno não é apenas adquirir aptidões para conseguir inserir-se no mercado de trabalho, mas também ser capaz de fazer coisas realmente relevantes, que ofereçam soluções para melhorar a vida das pessoas, trazer bem-estar social e reduzir o impacto negativo sobre o meio ambiente, de modo a deixar o mundo melhor do que o que encontrou. Para conseguir tal meta, o Conselho de Administração do Colégio fez uma parceria com o investigador Marco Bento. Os princípios-chave Marco Bento, Investigador em Tecnologia Educativa no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho e Coordenador do Projeto SUPERTABi Maia é um dos rostos deste projeto assente em cinco conceitos-chave: Tecnologia, Espaço, Pedagogia, Emoção, Envolvimento. “A investigação dá-nos hoje dados para podermos saber que aprendemos em qualquer lugar e, portanto, é preciso trazer a escola para aquilo que é o quotidiano da nossa vida. Estamos numa sociedade de informação e conhecimento, uma sociedade digital que tem de ser incorporada desde cedo.”, revela. Com esta aposta, os alunos têm a possibilidade de ter um dispositivo conectado à Internet num ambiente seguro, mediado pelos docentes com formação específica para monitorizarem este processo de adaptação. “A ideia é que haja esse acompanhamento o tempo que for necessário, para que os professores façam uma redefinição de práticas.”, refere Marco Bento. Outro fator essencial neste processo é a emoção e o envolvimento. “A emoção altera a forma como o nosso cérebro aprende e isso, quando falamos de Educação, é fundamental. Estando emocionalmente contactados, seguro, mediado pelos docentes com formação específica para monotorizarem este processo de adaptação. “A ideia é que haja esse acompanhamento durante o tempo que for necessário, para que os professores façam uma redefinição de práticas.”, refere Marco Bento. Outro fator essencial neste processo é a emoção e o envolvimento. “A emoção altera a forma como o nosso cérebro aprende e isso, quando falamos de Educação, é fundamental. Estando emocionalmente contactados, conseguimos maior envolvimento e o envolvimento ganha-se a partir do momento em que conseguimos envolver pessoas num processo de aprendizagem ou no seu foco de atenção. Com isso, garantimos uma aprendizagem a longo prazo.”, salienta o investigador. Respeitar ritmos de aprendizagem “Para além de um tablet, os alunos do 1.ºciclo têm também uma caneta de escrita para trabalhar a motricidade.”, explica Sérgio Lino. Outra clara vantagem desta solução é o respeito pelo ritmo individual de cada aluno. “A professora dedica um conjunto de tarefas, os alunos sabem o que têm para fazer e a professora vai monitorizando e individualizando o ensino, ao ritmo de cada um.”, adianta Marco Bento. Um investimento que o Colégio Alfacoop pretende estender a outros ciclos de ensino, por um ensino cada vez mais atual, inclusivo, ambiental, humano e digital, a essência da Educação 5.0. Morada: Avenida Comendador Padre David, Ruílhe Contacto: 253 959 000 Facebook: Colégio Alfacoop Instagram: @colegioalfacoop www.alfacoop.pt Anglotex: A têxtil de braga que conquistou as gigantes de luxo mundiais Só Barroso eleita 9ª Melhor Empresa para Trabalhar em Portugal em 2021 pela Revista Exame
FORMAÇÃO Centro Escolar do Fujacal: Os valores humanos das gerações do futuro Dizem que uma parte de nós há-de residir sempre na infância. Visitar o Centro Escolar do Fujacal, do Agrupamento de…
FORMAÇÃO / Psicologia Uma resposta transversal ao impacto da pandemia no percurso académico e de vida dos estudantes O acompanhamento online não é, de todo, novidade para o Ginásio da Educação Da Vinci Braga, que se adaptou de…
FORMAÇÃO Crescer +: Aprendizagem e emoções em contexto de pandemia Conhecer e regular as próprias emoções é importante em qualquer fase da vida, mas, neste período em concreto, as competências…