NUTRIÇÃO Como aumentar os verdes ao longo do dia? 4 formas By Revista Spot | Maio 28, 2021 Junho 7, 2021 Share Tweet Share Pin Email Os hortícolas são importantes. Ponto assente. Mas até que ponto é que, na correria do dia-a-dia, os estamos a negligenciar? Os hortícolas pertencem a um dos grupos mais ricos em fibras, e uma alimentação rica em fibra não só regula os níveis de açúcar no sangue, como equilibra os níveis de colesterol, auxilia na motilidade intestinal, regula a saciedade, reduz o risco de Diabetes e alguns tipos de cancro, entre outros benefícios. Além disso, geralmente contém vitamina C, K, E, cálcio, folato, potássio e uma série de antioxidantes. Se achas que é um desafio descobrir formas diferentes de os consumir, este artigo é para ti. 1. Sopas e estufados caseiros Estas 2 formas de confeção auxiliam – e muito – o aumento da ingestão de vegetais ao longo do dia. A própria água da confeção do caldo de vegetais fica carregada de vitaminas e minerais! Além disso, são 2 formas de haver um pouco mais de variedade alimentar (e se há variedade alimenta, a saúde intestinal agradece). 2. Molhos e temperos caseiros Molhos caseiros e ricos em nutrientes, só com a simples adição de especiarias e legumes! Sendo ainda uma forma de evitar o desperdício alimentar, ao usar sobras de hortícolas. Porque não um molho de tomate para ter sempre no congelador, ou um pesto caseiro? 3. Mais snacks com vegetais Lanches também são refeições e é possível tirar o melhor partido deles no que diz respeito a nutrientes. Entre húmus, “queijo” de caju ou babaganoush, as opções são várias! Ou até um molho de iogurte caseiro acompanhado com palitos de cenoura, pepino, tomates cereja e rodelas de maçã, por exemplo. 4. Adicionar a qualquer cozinhado – sem pensar muito Imagina que estás a preparar uma refeição… E reparas que não existe verde em lado nenhum, mas não queres dar-te ao trabalho de fazer um acompanhamento aborrecido só com hortícolas… É nesse momento que te vais lembrar deste artigo e deixar de pensar demasiado! Pega num punhado de folhas, legumes congelados (brócolos, espinafres, cogumelos, ervilhas…) ou hortícolas previamente cortados e adiciona-os à preparação. Seja num prato de arroz, em cima de uma pizza ou num refogado. Vale tudo! E recorda: casa de pais, escola de filhos. As crianças lá de casa vão imitar o que os adultos fazem! Méze: O spot de brunch e cocktails pelo qual Braga já suspirava… Sedentarismo, Sono e Ecrãs
CLÍNICAS / FISIOTERAPIA / Medicina Desportiva / NUTRIÇÃO / Osteopatia / Pilates Clínico / Psicologia Tiago Pinhão Terapias Partilhadas: Um olhar clínico e terapêutico conjunto sobre a patologia Quando uma dor no ombro junta no mesmo consultório profissionais da Fisioterapia, Medicina e Osteopatia, ou uma recuperação pós AVC,…
NUTRIÇÃO 3 Sinais que os teus hábitos alimentares não estão a ajudar-te… Alguma vez seguiste uma “dieta”, orientações alimentares ou um plano recomendado por alguém? Se sim, em algum momento paraste para…
COMER / NUTRIÇÃO 3 Pontos para acabar com a fome emocional A tão desagradável fome emocional (bem conhecida em períodos de confinamento). No fundo, é quando comemos para evitar ou atenuar…