NUTRIÇÃO 3 Sinais que os teus hábitos alimentares não estão a ajudar-te… By Revista Spot | Maio 6, 2021 Maio 10, 2021 Share Tweet Share Pin Email Alguma vez seguiste uma “dieta”, orientações alimentares ou um plano recomendado por alguém? Se sim, em algum momento paraste para te perguntar “isto está a funcionar para mim e para as minhas necessidades atuais?”. É desafiante conseguir estar a par de todos os conselhos de nutrição gratuitos hoje em dia, ao mesmo tempo que tentamos sentir-nos bem, confiantes e em paz com a comida. Cada um de nós é diferente, daí que há certas orientações que funcionam na perfeição para x ou y, mas que não vão funcionar, de todo, para w ou z. Neste artigo, vamos falar sobre alguns dos sinais a estar atento para saber se um determinado hábito alimentar está a ajudar-nos ou não. 1. Não te sentes bem fisicamente. Pouca energia, obstipação, digestão afetada, alterações de humor, desconcentração… São sinais de que, provavelmente, os teus hábitos alimentares precisam de ser ajustados para funcionarem melhor para ti, como ser único que és. A comida é o combustível. E trazer a consciência para o corpo na hora da refeição pode ajudar a perceber quando está na altura de comer mais, de parar e o que está a funcionar melhor nesta fase em que me encontro. 2. Constantemente stressado ou a pensar em comida É normal sentir um pouco de stresse ao mudar algum hábito. Os primeiros dias vão ser sempre difíceis. Contudo, se esse stress se mantém de forma consistente, pode ser um sinal que há algo que precisa de ser ajustado. Algumas causas de stress podem vir da restrição excessiva, a tentativa de mudar tudo de uma só vez ou não comer o suficiente. Se isto está a ser frequente, talvez esteja na altura de rever toda a minha rotina alimentar. 3. Precisas de estar sempre a “voltar ao foco” Se te apercebes que não consegues manter os hábitos alimentares que estabeleceste para ti próprio e estás constantemente no ciclo do “segunda-feira/ amanhã começo”, isso pode ser um sinal que os teus hábitos atuais não são indicados para ti e está na altura de começar a prestar atenção ao que o teu corpo te pede. Comer de forma saudável não tem que ser um jogo de “tenho que” ou “não posso…”. Na realidade, é uma parte central das nossas vidas que devia fluir sem pensar muito, sempre com o grande objetivo de nutrir o corpo e a mente. A vida cotidiana no que se refere à alimentação não tem que ser perfeita, mas sim confortável o suficiente para garantir hábitos sustentáveis. Academia Dahouse Nasce com a missão de formar empresários de sucesso BMW Classic Um espaço dos apaixonados por clássicos, único em Portugal e raro no mundo…
CLÍNICAS / FISIOTERAPIA / Medicina Desportiva / NUTRIÇÃO / Osteopatia / Pilates Clínico / Psicologia Tiago Pinhão Terapias Partilhadas: Um olhar clínico e terapêutico conjunto sobre a patologia Quando uma dor no ombro junta no mesmo consultório profissionais da Fisioterapia, Medicina e Osteopatia, ou uma recuperação pós AVC,…
NUTRIÇÃO Como aumentar os verdes ao longo do dia? 4 formas Os hortícolas são importantes. Ponto assente. Mas até que ponto é que, na correria do dia-a-dia, os estamos a negligenciar?…
COMER / NUTRIÇÃO 3 Pontos para acabar com a fome emocional A tão desagradável fome emocional (bem conhecida em períodos de confinamento). No fundo, é quando comemos para evitar ou atenuar…