Decoração O Feng Shui e a iluminação By Revista Spot | Maio 4, 2021 Maio 11, 2021 Share Tweet Share Pin Email O Feng Shui estuda os ambientes de forma a propiciar uma melhoria da nossa qualidade de vida, através do estudo dos espaços, sendo assim, a iluminação tem um papel relevante na contribuição do nosso bem-estar geral, influenciando a nossa saúde, através da melhoria do sono e consequentemente a nossa produtividade e boa disposição. A luz afeta o sistema de regulação circadiano, que envolve o sono, o que pode influenciar o momento em que o sono ocorre. Quando a luz chega ao nosso relógio biológico central, dá-se a inibição da produção de melatonina (hormona do sono), o que acontece naturalmente pela manhã, permitindo-nos despertar. A luz facilita ainda a nossa atenção, produtividade e concentração. Por outro lado, de noite, com a escuridão, a produção de melatonina aumenta, indicando a hora de dormir. Este mecanismo reduz com a idade, resultando na diminuição do tempo de sono, que piora quando este sistema debilitado é sujeito a agressão da luz a horas tardias, por isso, 1 hora antes de nos deitarmos devemos utilizar luzes mais suaves e se possível evitar luzes de teto, inclusive no WC. Sendo assim, a iluminação é fundamental para o equilíbrio e bem-estar do nosso organismo. Seguem algumas sugestões de Feng Shui, para um projeto de decoração: A iluminação dos escritórios face necessidade de concentração, deve-se utilizar lâmpadas brancas, em detrimento das amarelas, no entanto, caso se pretenda em vez de concentração, criatividade e inspiração, deverá usar luzes amarelas; Nos quartos a iluminação deve ser de baixo para cima, ou colocar-se candeeiros mais baixos. Optar por candeeiros de mesa de cabeceira na hora de ir dormir facilita a diminuição da agressão do nosso sistema biológico facilitando o nosso descanso, sendo assim a iluminação de teto deve ser evitada; A iluminação nas salas de estar deve ser amarela, tornando o espaço mais confortável; A utilização de candeeiros de pé é o ideal para os cantos das divisões, principalmente em divisões mais amplas. Na cozinha para reduzir a ansiedade pode-se optar por luz amarela em detrimento da luz branca, ou por colocar vários pontos de luz para criar um ambiente mais confortável e acolhedor, uma vez que espaços com focos de luz intensa acaba por estimular a nossa energia. Utilização de velas reduz significativamente o impacto negativo da agressão da iluminação, ou seja substituir a iluminação por velas 1 hora antes de dormir relaxa e reduz a agressão ao nosso relógio biológico, facilitando a melhoria da qualidade do sono. SQPE: Edifícios Inteligentes mais perto de si Sérgio Vieira Barbosa arquitetura
Construção / Engenharia FEEL Projetos: Projetar a várias mãos Na mesa de trabalho fala-se de arquitetura, engenharia, eficiência energética e fiscalização de obra, entre tantas outras áreas da construção….
Arquitetura RD Arquitetos: A arte de projetar o futuro Ser arquiteto é fazer do primeiro traço a projeção de um sonho. Ao viajarmos pelo portfólio dos 20 anos do…
CASA & DESIGN Bragaled: A medida certa na valorização de um espaço A iluminação tem o poder de transformar um ambiente, realçar formas e moldar a perceção que temos de um determinado…