Garrafeiras Mercado Bacalhoeiro: Aquele Natal do nosso imaginário… By Revista Spot | Dezembro 14, 2020 Dezembro 14, 2020 Share Tweet Share Pin Email Os panetones da Antica Pasticceria Ferrua e da Vergani, o verdadeiro panetone de Milão, já espreitam dos seus embrulhos que nos enlaçam em histórias de outros tempos. Há caixas e embalagens de todas as cores e aquela surpresa de cada vez que as espreitamos e lhes descobrimos os sabores. Este Natal o Mercado Bacalhoeiro junta ao bacalhau, esse ingrediente-rei que lhe dá o nome, a essência dos produtos artesanais que as suas estantes de madeira não esquecem. A viagem que se segue tem cor, história, sabor, partilha e significado e percorre Portugal, para se perder no mundo inteiro… Uma mesa de Natal lusitana! Haverá maior símbolo de uma mesa de Natal portuguesa do que uma posta de bacalhau mergulhada nos segredos de um bom azeite? O Mercado Bacalhoeiro faz deste o ingrediente-chave da sua história, com edições limitadas, como o bacalhau Islândia vintage com 20 meses de cura e o seu parente da Noruega …ou ainda o bacalhau jumbo das águas frias das Ilhas Faroé que depois de limpo é salgado em alto mar, mantendo uma qualidade e um sabor que as receitas lusitanas sabem preservar. Dos ilustres convidados desta mesa fazem também parte o polvo congelado e o peru já preparado e recheado, disponível por encomenda, a preservar a tradição. Para saborear de olhos fechados… Por entre tostas artesanais e queijos de diversas paragens, descobrimos que a diferença pode revelar-se num bom enchido de veado, ou javali, ou numa fatia daquele bolo-rei, que encerra a refeição de forma triunfal, como elemento da realeza que é, numa linhagem com versões reinventadas, como o bolo-rei de chocolate belga, ou escangalhado. E até o pão-de-ló tem um primo burguês e outro de Ovar, a partilhar as atenções com o pudim de Abade de Priscos da Tia Bina… Cabazes personalizados E se entre vinhas e socalcos, caves e destilarias há referências de vinhos, Portos, champanhes, espumantes, licores e destilados a revelar uma certa poesia no copo, a combinação revela-se perfeita quando os juntamos a uma boa compota e marmelada caseiras. Uma viagem que se vai aproximando a passo e passo do passado, à medida que mergulhamos as mãos num punhado de frutos secos, saboreamos um figo pingo de mel, de olhos fechados ou percorremos aquela caixa de bolachas artesanais com os dedos como se lhe quiséssemos adivinhar o conteúdo. Em cada cabaz uma alma revelada e uma história contada… Quem não conhece devia fazê-lo… Em qualquer altura do ano, mas nesta em especial, há sempre um ‘Mercado Bacalhoeiro’ dentro de cada um de nós a saber a saudade. Morada: Rua Dr. Carlos Lloyd Braga, nº 47, 4715-363 Braga Contacto: 253 216 007 Facebook: Mercado Bacalhoeiro Instagram: @mbacalhoeiro Site: www.bacalhoeiro.pt Uma candle massage, ou um workshop de maquilhagem: este ano oferece presentes fora da caixa! Um cabaz que será uma referência para alguém…
Moda Forte Store distribui 80 mil euros pelos seus 220 colaboradores A Forte Store, grupo de lojas multimarca do setor da moda com sede em Braga, celebrou as conquistas de 2022…
BELEZA / BIO Abriu em Braga o primeiro cabeleireiro 100% bio de Portugal Os produtos bio em cabeleireiro não são novidade, mas a coloração 100% vegetal é. O Biocoiff’, conhecido grupo de cabeleireiros…
Garrafeiras Vinhedo: Levar a paixão portuguesa por vinhos ao mundo A melhor forma de revelar a essência da Vinhedo é imaginar alguém do outro do lado do mundo ter a…