ÉS DE BRAGA Por entre o pó dos livros… By Revista Spot | Novembro 5, 2020 Novembro 7, 2020 Share Tweet Share Pin Email Algures numa porta esquecida da Rua do Anjo, Miguel, um alfarrabista de olhar profundo, carrega uma coleção de pequenos tesouros encadernados com aroma a cartão velho e histórias daquelas muito antigas que poucos têm o privilégio de conhecer. O fascínio pelos livros começou bem cedo. Ainda mal sabia ler já a curiosidade aguçada dos seus olhos azuis procurava juntar as grandes obras literárias através dos símbolos das editoras. Lembra-se do dramático Sr. Arnaldo que, com uma teatralidade viciante, invadia a livraria em busca dos seus apaixonantes ‘Brecht’ e ‘Beckett’ que o inspirariam nas suas peças fantasiosas de teatro amador. Aos Sábados, o padre Frederico desaparecia entre as maciças estantes bebendo os textos eruditos das grandes obras da teologia ou folheando com comoção as imponentes bíblias ilustradas. Mas foi, sem dúvida, a viúva Maria Armanda quem mais o marcou. Nas tardes quentes de Verão, das férias escolares, enquanto as crianças se juntavam no bairro a jogar ao pião ou a arreliar os idosos da vizinhança com os seus gritos esfuziantes, Miguel sentava-se no colo perfumado daquela a quem carinhosamente chamava ‘Ti’Manda’ e deixava-se levar por grandes voltas ao mundo feitas de descrições pormenorizadas, onde as páginas amareladas de um qualquer compêndio secular ganhavam cores e aromas nunca antes experimentados. Foi nesses longos percursos que se apaixonou pela Arte e pela Literatura, dominando as línguas e a geografia sem nunca ter andado de avião. Miguel começou a viver para os seus livros e, nos intervalos das longas horas passadas a ler, aprendeu a negociar pequenas raridades, algumas delas autografadas. “Tenho um Álvaro de Campos a martelar-me o cérebro. Hoje preciso de um Alberto Caeiro para dormir melhor”, exclama a inquietante voz do Sr. Manuel Morais abafada pela madeira dos armários. Entusiasmado, Miguel agarra prontamente numa coletânea de poemas e estende-a ao taciturno cliente de divagações matinais numa cumplicidade carinhosa. Companheiro daqueles que gostam de passar horas com as histórias, o alfarrabista da rua do Anjo vai dando a conhecer as sábias palavras escritas em papel marcadas pelas mãos que secretamente escondem parágrafos de magia no coração daqueles que o procuram, por entre o pó dos livros… Isis Body & Wine: A essência dos sentidos Fashiva Concept Store: A wishlist italiana para usar e abusar este outono/inverno
ÉS DE BRAGA / GO BRAGA Casa S. José: Uma arte de restauro quase extinta… O relógio marca as cinco da tarde em ponto quando Nuno vê o rosto refletido num retábulo centenário em prata…
ÉS DE BRAGA No seu 150º aniversário Cruz Vermelha de Braga prepara novas estratégias para fortalecer relacionamento com as empresas Num ano em que toda a capacidade de resposta da Cruz Vermelha está a ser testada, surgem oportunidades para que…
ÉS DE BRAGA Delegação de Braga da Cruz Vermelha comemora 150 anos em cerimónia no Theatro Circo e lança livro sobre trabalho humanitário A cerimónia de comemoração dos 150 anos da Delegação de Braga da Cruz Vermelha decorreu recentemente no Theatro Circo, em…