FISIOTERAPIA Fisioterapia na saúde da mulher: uma necessidade! By Revista Spot | Janeiro 31, 2020 Abril 16, 2020 Share Tweet Share Pin Email A Fisioterapia actua na saúde da mulher tratando patologias uroginecológicas como a incontinência urinária, a incontinência fecal, disfunções sexuais, prolapsos (descida dos órgãos), dores pélvicas, assim como na preparação da gestante para o parto e na recuperação pós-parto. A Fisioterapia na Saúde da Mulher é uma especialidade que atua na promoção, prevenção e tratamento conservador das diferentes disfunções da região pélvica, mais especificamente da musculatura que envolve o pavimento pélvico, denominado por períneo, melhorando a sua função, podendo evitar ou retardar intervenções cirúrgicas. O períneo faz parte dos músculos de sustentação e é responsável pela estabilidade pélvica. E o que é o Pavimento Pélvico? É uma estrutura complexa composta por um grupo de músculos e ligamentos que suportam os órgãos pélvicos. Estes músculos precisam de ter o tónus certo, ou seja, terem a capacidade de contrair para nos manterem continentes, mas também de relaxar para permitir a passagem da urina, os movimentos intestinais, o parto natural e as relações sexuais. Os problemas com o pavimento pélvico podem ocorrer quando estes músculos estão muito fracos (hipotónicos) ou muito tensos (hipertónicos). São vários os factores de risco, que podem levar a alterações desta musculatura, como a idade, alguns tipos de medicação, o excesso de peso, o sedentarismo, a tosse crónica, a prática de desportos de alto impacto (atletas), a gravidez, o número de gestações e o tipo de parto, a menopausa e as alterações da posição da bexiga. Estudos demonstram que um programa de exercícios estruturado para fortalecer os músculos do pavimento pélvico é eficaz em reverter os sintomas em 80% das mulheres. Esta especialidade ajuda também a preparar a musculatura do períneo durante a gravidez para facilitar no parto normal e a recuperar a funcionalidade do períneo após o parto independentemente do seu tipo. Idealmente, no pós-parto, a partir da 6ª semana, todas as mulheres deveriam realizar uma avaliação funcional do períneo, para avaliar o tónus muscular, a capacidade de contrair e de relaxar eficazmente os músculos do pavimento pélvico, as cicatrizes e a dor. A fisioterapia é indicada como tratamento de primeira linha nas disfunções do pavimento pélvico. O tratamento é realizado por uma fisioterapeuta especializada na área. Estes tratamentos são indicados para todo o tipo de mulheres, em qualquer idade e/ou momento das suas vidas. Os tratamentos podem ter uma duração de 8 a 12 semanas. Vai um gelado de requeijão com abóbora? Grande Prémio de Literatura DST celebra bodas de prata com prémio de 25 mil euros
FISIOTERAPIA / Pilates Clínico Fisiocompostura: A importância da Reeducação Postural ao longo da vida O sedentarismo e as posturas incorretas são os grandes vilões das alterações e dores na coluna. Quem o diz é…
FISIOTERAPIA / Medicina Desportiva Fisiodume: A Fisioterapia especializada é uma das grandes tendências de futuro da Saúde A abordagem da Fisioterapia é cada vez mais especializada, nomeadamente nas áreas Desportiva e Musculoesquelética, Neurológica, Cardiorrespiratória, Geriátrica, Dermatofuncional, Pediátrica…
FISIOTERAPIA / Osteopatia / Pilates Clínico VIA Pilates abre novo centro clínico em Braga É na harmonia, leveza e fluidez do movimento que nasce a vida. Uma vida que inspira saúde, bem-estar e autocuidado,…