ATIVIDADE FÍSICA E se o fitness se inspirasse no ballet? Ent’Artes – Studio Training: O inovador estúdio de treino de Braga que transforma rotinas de treino em todas as idades By Revista Spot | Abril 9, 2025 Abril 12, 2025 Share Tweet Share Pin Email Diana Sá Carneiro, Diretora da Ent’Artes O Ent’Artes – Studio Training é muito mais do que um estúdio de treino: é uma filosofia de bem-estar e uma extensão natural da já reconhecida Ent’Artes – Escola de Dança, que há anos forma bailarinos e acolhe apaixonados pelo movimento. Inspirado na elegância e na técnica da dança clássica, o Studio Training propõe uma abordagem única ao condicionamento físico. Aqui, o corpo é trabalhado com a mesma dedicação e precisão com que se molda um bailarino – não com o objetivo de formar artistas do palco, mas com a intenção de oferecer saúde, postura, consciência corporal e uma estética naturalmente harmoniosa. Um conceito inovador onde a técnica do ballet deixa de estar confinada aos ensaios e espetáculos, e inspira modalidades inovadoras como Progressing Ballet Technique (PBT), Flexibilidade, Body Balance, Solo Barre, Barre, Cardio&Fit e Personal Training. Modalidades com genética da dança A inspiração na técnica da dança clássica é transversal a todas as disciplinas. A precisão, o foco na postura, o alongamento e a tonificação do corpo são valores centrais. Cada uma destas modalidades é desenhada com base nos princípios técnicos da dança, mas com adaptações específicas para diferentes públicos, idades e níveis de experiência. Os exercícios podem ser realizados com o apoio da tradicional barra de ballet, no chão ou ao centro, com ou sem acessórios — como bolas de pilates, bandas elásticas, blocos, halteres leves — e promovem ganhos reais e visíveis na postura, tonicidade muscular, equilíbrio, consciência corporal, coordenação motora e autoestima. A diferença vê-se no espelho, sente-se no corpo e respira-se no dia-a-dia. Um ambiente acolhedor, técnico e artístico Segundo Diana Sá Carneiro, Diretora da Ent’Artes, o Studio Training não é um ginásio. E os seus praticantes não querem que seja. “Muitos dos que procuram o nosso estúdio não se identificam com o ambiente tradicional dos ginásios e encontram aqui um refúgio mais calmo, focado, com energia criativa e um ambiente estético que remete ao mundo da dança — onde a música inspira, o corpo fala e o espaço convida ao bem-estar. A proposta é clara: cuidar do corpo sem pressa, mas com propósito. Criar rotinas que evoluem com o aluno. Adaptar cada modalidade ao grupo que a frequenta. E, sobretudo, desmistificar a ideia de que se trata de ‘mais uma tendência passageira’. O que aqui se pratica é uma continuidade lógica da dança aplicada ao fitness – um trabalho sério, fundamentado e eficaz.”, salienta. Os professores —Edson Nascimento, Alexandra Galvão e Natália Vasconcelos — têm formação sólida em dança e trazem consigo um know-how técnico que enriquece profundamente cada aula. A sensibilidade artística cruza-se com o conhecimento anatómico e funcional do corpo em movimento, resultando num treino seguro, eficaz e harmonioso. Mais do que uma tendência, um conceito com identidade Nos últimos anos, termos como Ballet Fitness, Barre, Ballet Flow ou Ballet Fit tornaram-se populares. Mas é importante esclarecer: mais do que seguir uma moda, o Ent’Artes – Studio Training afirma uma abordagem com identidade própria. “A dança é o ponto de partida, sim, mas o foco está no bem-estar integral do aluno — e nas múltiplas possibilidades que este trabalho oferece. Aqui, a estética corporal não é um fim, mas sim uma consequência de um corpo funcional, saudável e consciente. Muitos alunos chegam ao estúdio por não se reverem na lógica dos ginásios, mas encontram aqui uma alternativa que combina movimento, técnica, beleza e bem-estar. Outros, com histórico na dança, procuram manter-se ativos num ambiente que lhes é familiar e motivador.”, explica Diana. Para todos os corpos, para todas as fases da vida Um dos pilares do Ent’Artes Studio Training é a adaptabilidade. Sejam alunos adultos sem qualquer experiência em dança, jovens em fase de formação técnica, ou até bailarinos que pretendem complementar o seu treino, as disciplinas são ajustadas em função das necessidades de cada um. A evolução não é medida em trimestres ou anos letivos — é observada no dia-a-dia, no progresso pessoal de cada aluno. A escuta ativa por parte dos professores e o cuidado com a individualidade de cada praticante são marcas distintivas do trabalho desenvolvido. O futuro em construção O Ent’Artes – Studio Training está em constante crescimento. Novas disciplinas estão a ser desenhadas e novos profissionais formados, com o objetivo de ampliar a oferta de práticas corporais conscientes e integradas. A missão mantém-se clara: fazer do movimento uma forma de arte acessível a todos, aliando saúde, beleza e técnica num só espaço. “O Ent’Artes – Studio Training é, acima de tudo, uma resposta a um desejo contemporâneo: fazer exercício com alma, cuidar do corpo sem o peso da obrigação, e encontrar prazer no processo. Seja para quem já dançou e sente saudade desse universo, seja para quem nunca colocou um pé numa aula de ballet mas quer fortalecer o corpo com leveza, elegância e profundidade, o Studio Training abre as portas para uma nova forma de nos movermos — mais consciente, mais bela, mais inteira. Porque há corpos que não se moldam apenas com repetições, mas com intenção. E é disso que se faz o Ent’Artes Studio Training.”, conclui Diana Sá Carneiro. Maria Borges, Professora: “Criámos um espaço onde o movimento é para todos – com técnica, propósito e coração” “Tudo começou com uma necessidade interna dos nossos alunos – principalmente os que aspiram seguir uma carreira na dança ou já são bailarinos. Percebemos que era essencial oferecer-lhes aulas complementares como preparação física, barre au sol, e PBT (Progressing Ballet Technique). Eu própria, em pequena, tive acesso a este tipo de formação paralela, e sei o quão fundamental é para quem pratica dança clássica, contemporânea ou qualquer outro estilo. Mas estas aulas começaram a despertar o interesse de muitas outras pessoas. Começámos com o PBT e, pouco tempo depois, o Body Balance tornou-se um verdadeiro sucesso – inclusive entre pais de alunos que, ao trazerem os filhos para as aulas de dança, aproveitavam para cuidar de si próprios. Hoje temos situações em que a filha está a ter ballet numa sala e a mãe, na sala ao lado, está numa aula de Body Balance. Criou-se uma dinâmica bonita e muito humana, que traduz o nosso verdadeiro objetivo: tornar o Studio Training num espaço inclusivo, acolhedor e transversal – pensado tanto para bailarinos como para qualquer pessoa que queira sentir-se melhor no seu corpo. Estamos habituados a observar pormenores subtis – alinhamento, compensações, bloqueios de movimento. Essa atenção ao detalhe permite-nos adaptar as aulas de forma muito personalizada. Se um aluno chega com alguma limitação, ajustamos o foco da sessão – por exemplo, damos mais atenção à mobilidade do tronco, ao reforço muscular localizado ou ao trabalho de respiração consciente. A dança dá-nos uma base sólida de consciência corporal, e isso é extremamente útil na recuperação de lesões. Temos alunas a reabilitarem-se connosco após deslocações, cirurgias ou até episódios neurológicos. Um exemplo muito marcante foi o de uma jovem de 20 anos que sofreu um AVC. Estava saturada do ambiente clínico e procurava um espaço mais leve, com música e movimento. Trabalhou connosco várias manhãs por semana, sempre com acompanhamento próximo de professores com formação adequada. Nestes casos, o trabalho é gradual, respeitoso e centrado na pessoa. Seja na recuperação de lesões, na melhoria da postura, ou simplesmente na procura de mais bem-estar, este tipo de prática faz a diferença.” Natália Vasconcelos, Professora: “A flexibilidade não é só do corpo — é para a vida” No Ent’Arte Estúdio Training, a professora Natália Vasconcelos conduz aulas de Progressing Ballet Technique (PBT), uma metodologia inovadora desenvolvida nos anos 90, que une os princípios do Pilates com a técnica do ballet clássico. Embora tenha nascido como uma ferramenta de suporte técnico para bailarinos, hoje o PBT revela-se um método eficaz também para o público em geral. “A grande mais-valia do PBT é a consciência corporal”, explica Natália. “Os alunos aprendem a ativar os músculos certos, desenvolvem memória muscular, melhoram a postura, a força do core e a flexibilidade — tudo isto contribui para prevenir lesões e melhorar o bem-estar global.” Utilizando acessórios como bolas e bandas elásticas, o PBT promove movimentos conscientes, inspirados na fluidez do ballet. “É um treino desafiante, mas harmonioso e motivador. Muito diferente da repetição mecânica do ginásio.” Além do PBT, Natália leciona aulas de flexibilidade para adultos, cada vez mais procuradas por homens e mulheres de todas as idades. “Trabalho a flexibilidade dinâmica, que exige força, controlo e resistência. E os resultados vão muito além da estética — ajudam na mobilidade, na autonomia e na qualidade de vida.” Com paixão e conhecimento técnico, Natália transforma o treino em arte e bem-estar. Edson Nascimento, Professor: “O corpo e a mente precisam dançar juntos” No Ent’Arte Estúdio Training, o professor Edson Nascimento conduz as dinâmicas aulas de Body Body, uma modalidade de treino que alia o condicionamento físico à expressão artística e musical. “A ideia é promover um trabalho completo, sem cair na monotonia típica do ginásio”, explica. “As pessoas movimentam-se, trabalham o corpo intensamente, mas de forma fluida, divertida e envolvente.” Inspirado em técnicas como o jazz, a dança contemporânea e o treino funcional, o Body Body adapta-se a qualquer nível de experiência. “É uma aula inclusiva, acessível tanto a atletas como a pessoas que estão apenas à procura de uma forma mais prazerosa de se mexer”, destaca Edson. Além dos benefícios físicos — como aumento da resistência, tonificação muscular e coordenação motora — a componente emocional é um dos pilares desta prática. “Dou muita atenção ao estado emocional dos alunos. O início da aula é sempre um momento de leitura do grupo, para perceber o que cada um precisa naquele dia. Às vezes, o mais importante é criar um espaço de descompressão, não de exigência.” O sucesso é visível: “O feedback tem sido incrível, os alunos sentem os resultados e já pedem mais aulas por semana”, sorri. Edson, que também colabora com a Academia Sénior e outros públicos diversificados, sublinha a importância da versatilidade: “Cada corpo tem a sua história — e o nosso papel como professores é saber escutá-la e adaptarmo-nos.” Uma aula com alma, movimento e propósito — onde o corpo trabalha e a mente agradece. Alexandra Galvão, Professora. “A flexibilidade e o reforço Muscular têm Impacto no bem-estar” A professora Alexandra Galvão desenvolve várias modalidades, sendo a flexibilidade e o reforço muscular duas das mais importantes. “Estas práticas não são só para bailarinos profissionais, mas para qualquer pessoa que queira melhorar a sua qualidade de vida, independentemente da sua idade ou profissão. No meu trabalho, estou muito focada em ajudar os bailarinos do regime intensivo a melhorar a sua técnica e condição física. A flexibilidade e o reforço muscular são essenciais para o seu desenvolvimento, mas também têm um papel crucial na recuperação de lesões, que são bastante comuns no mundo da dança. No entanto, o impacto das aulas de flexibilidade e reforço muscular vai muito além do mundo da dança. Eu acredito que estas práticas são benéficas para todos. Ao trabalharmos o reforço muscular e a flexibilidade, estamos a contribuir para uma maior mobilidade e autonomia, o que é essencial para a qualidade de vida no dia-a-dia. O que mais me motiva no meu trabalho é poder adaptar as aulas às necessidades de cada pessoa. Seja um bailarino, um adulto ou uma pessoa sénior, as aulas são sempre moldadas de acordo com a capacidade e as limitações de cada um. Para a população sénior, por exemplo, o foco é sempre na melhoria da mobilidade, o que lhes permite realizar as suas atividades diárias com maior facilidade e sem depender de ajuda externa. Isso traz um benefício enorme, não só físico, mas também mental. Além dos benefícios evidentes para o corpo, há também o impacto psicológico. As aulas de flexibilidade e reforço muscular não se tratam apenas de melhorar a força ou a flexibilidade; elas promovem também o bem-estar emocional. Eu sinto isso todos os dias. Ver os alunos sorrirem ao final de uma aula, sentir que estão a melhorar a sua postura e a sua vitalidade, é uma satisfação enorme para mim. A sensação de bem-estar que vem de melhorar a postura, a mobilidade e a força é algo que transforma não apenas o corpo, mas também a mente. Por isso, a minha missão vai muito além do ensino técnico. Cada aula é uma oportunidade para ajudar as pessoas a recuperarem a sua autoestima, a melhorarem a sua qualidade de vida e a sentirem-se melhor consigo mesmas. E isso, para mim, é a verdadeira recompensa do meu trabalho.” Morada: Rua Dr. Manuel de Oliveira 23 R/C, Dume 4700-056 Braga Contacto: 964 693 247 Facebook: Ent’ Artes – Escola de Dança Instagram: @entartes_escoladedanca Contacto: 964 693 247 Youtube: Ent’Artes Escola de Dança “Há um tabu que começa na incontinência e obstipação infantil e que se estende a disfunções urinárias e sexuais em idade adulta” “O medo da rejeição e do abandono são dos principais sabotadores das relações”
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