Sustentabilidade Cripto Moedas By Revista Spot | Março 26, 2021 Março 26, 2021 Share Tweet Share Pin Email A 15 de setembro de 2008, a moeda fiduciária sofreu um enorme abalo aquando da queda do Lehman Brothers, na época o quarto maior Banco de Investimento dos Estados Unidos. Esta queda foi o início de uma enorme crise bancária mundial, com vários bancos a ficarem insolventes. Com este efeito dominó, nos Bancos, houve uma desconfiança enorme no setor bancário, havendo mesmo países a impor um limite diário ao levantamento de dinheiro, para o sistema bancário não colapsar. Em 2009, no meio de toda esta desconfiança no sistema bancário, e por consequência pela moeda fiduciária, no nosso caso o Euro, foi criada a primeira Cripto Moeda, por um programador com o pseudónimo Satoshi Nakamoto, a Bit Coin. Hoje existem mais de oito mil Cripto Moedas, tornando-se relevantes na economia mundial. O valor de todas estas moedas juntas é, à data de hoje, de 1,7 biliões de dólares, dos quais cerca de 60% são relativos à Bit Coin. Para termos uma ideia, é, aproximadamente, sete vezes o Produto Interno Bruto português, estamos por isso a falar de ativos que ganharam relevância económica indiscutível. As Cripto Moedas são um ativo que em pouco se assemelha à moeda. As moedas têm três funções fundamentais: são um meio de troca; são uma medida de valor e são uma reserva de valor. De todas estas funções, atualmente, as Cripto Moedas só cumprem a última função, uma vez que as transações em Cripto Moedas são raras, não são genericamente medida de valor, porque o preço é normalmente colocado em moeda local. Contudo são uma reserva de valor cada vez mais importante. A Bit Coin atingiu o seu valor máximo este ano, existem várias razões para isso, mas há uma particularmente relevante, na generalidade dos países, em 2020, para fazer face à crise económica provocado pelo Covid 19, colocou-se mais dinheiro em circulação, os Estados Unidos, por exemplo, colocaram uma quantidade dinheiro histórica na economia. Em termos genéricos, quanto mais dinheiro os Bancos Centrais colocam na economia maior é a inflação e menos a moeda vale face a outras moedas, em ambos os casos quem tem depósitos vai perder valor, seja porque a inflação vai desvalorizar o valor do depósito, seja porque vai perder valor face a outras moedas. Nestes casos, o ouro e a prata, por exemplo, eram ativos que serviam de reserva de valor aos investidores, contudo o que assistimos hoje é as Cripto Moedas a servirem, também, de refúgio para os investidores. Diamante Solar: A criar a sua energia, a sua solução… Atouch Winwel: O futuro é inteligente
EMPRESAS & EMPRESÁRIOS / Sustentabilidade “Empresas financeiramente sustentáveis tendem a investir em práticas ambientais e sociais responsáveis” No cenário atual, a sustentabilidade financeira destaca-se como um pilar fundamental para as organizações, refletindo a sua capacidade de manterem…
Sustentabilidade “Vila Verde valoriza a sustentabilidade em todas as suas vertentes” Vila Verde destaca-se por equilibrar o desenvolvimento económico com a preservação da sua identidade cultural e ambiental. O concelho é…
COMER / Sustentabilidade / Turismo “No futuro as escolhas de equipamentos de frio e ar condicionado passarão a ser obrigatoriamente sustentáveis e com elevada eficiência energética” O futuro dos equipamentos de frio e ar condicionado provavelmente verá uma ênfase maior em soluções sustentáveis de base tecnológica…